Olá visitante, clique aqui para identificar-se
Televendas: (21) 2223-0030
ENTREVISTA COM AUTOR

Aqui você poderá conhecer, mensalmente, um dos nossos escritores e descobrirá como tem sido sua experiência no mercado editorial.

 

Michelle Carvalho que já faz parte de um seleto número de novos autores publicados, já tem uma história para contar entre livros que fazem sucesso e prêmios que a tornaram uma escritora que já conquistou seu espaço no mercado editorial brasileiro. Aqui nesta entrevista, ela fala de projetos que já se realizaram e outros que prometem tomar forma em 2018 e 2019. Cada dia mais solicitada pelos leitores, Michelle Carvalho mostra o quanto é eclética, se dividindo entre a sua profissão de advogada e a sua paixão que é a escrita e os livros.

Litteris Editora: Como você iniciou sua carreira de escritora?
Michelle Carvalho:
Quando criança eu não gostava muito de ler, mas por volta dos meus 13 anos comecei a rascunhar minhas primeiras poesias após ler o primeiro livro de poesias que tive acesso... o título do livro era "Deixa eu te amar", a partir daí encantei-me com poemas... e não parei mais, era surgir os sintomas de um amor de adolescente e lá ia eu rascunhar muitos e muitos versos de amor, cartas nunca enviadas e após tanto material comecei a participar de muitos concursos de contos e poesias.
Após ser reconhecida no primeiro concurso de contos que participei, no ano de 2002, 1º Concurso de Contos da Prefeitura de Niterói, muitas outras premiações e Menções Honrosas ocorreram até o lançamento do meu primeiro livro de poesias em 2009 "Furor Letárgico da Alma" por esta editora, casa que me acolheu com muito carinho.
De lá pra cá lancei mais dois livros e participei de algumas antologias, também fui agraciada em 2014 com o Premio Baixada de Literatura. Embora minha dedicação não seja exclusiva para a área literária, é o que amo fazer e onde me realizo; costumo dizer que sou advogada por graduação e escritora pela alma".

Litteris Editora: Geralmente, quem escreve gosta de ler. Qual sua literatura e autor(a) preferido(a)? Eles influenciaram você literariamente?
Michelle Carvalho:
Realmente gosto muito de ler, gosto de ler para me distrair, gosto de ler pra pesquisar para meus livros, gosto de ler para me emocionar e para rir.
Gosto muito de livros de poesia que me fazem embasbacar com a mente amorosa das pessoas, com o sentir, com a pulsão e proporção dos sentimentos humanos, com a sinestesia, afinal poesia encantou-me desde o início e foi por onde iniciei meu caminho literário e de escritora.
Também amo livros de contos de fadas, desde os clássicos até os modernos, fazem-me crer e saber que o amor verdadeiro tudo vencerá, o que fomenta meus dias, sou uma princesa convicta dos dias atuais!
Dedico-me muito a livros que fazem pensar sobre a vida cotidiana que está atropelada por tarefas e afazeres consumistas e de fome monetária, literatura que nos questiona sobre o equilíbrio, tais como os livros dos historiadores e filósofos Leandro Karnal e Mário Sergio Cortella, os quais faço coleção.
Leio de forma ávida os livros de meu querido Padre Fábio de Melo, que me apetece com a imensa inteligência emocional, religiosa e didática leve e profunda que me encanta.
Enfim sou eclética, permeando por Carlos Drummond, Ferreira Gullar, Camões, Cora Coralina, Padre Fábio de Melo, Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella, Augusto Cury, e a grande compositora que hoje é também escritora, Ana Carolina.

Litteris Editora: Fale um pouco sobre seus livros? Quantos já tem editado e sobre o que falam?
Michelle Carvalho:
Falar sobre meus livros é como falar de filhos! Costumo brincar que ainda não sendo mãe, tenho três filhos!
"Furor Letárgico da Alma" que nasceu em 2009, meu filho mais velho, o qual foi escrito de forma forte, dolorida, intensa, onde desejava realizar meu sonho de ter um livro, mostrar ao mundo o amor que eclodia em mim por meio de poemas de amor, de dor, de vivência, de alegria e de sofrimento, tal qual o título, ele demonstrava a dicotomia intensa que vivia meu ser externado nos poemas, um furor letárgico que se demonstrou em um livro lindo que foi um grande marco na minha vida.
Meu segundo livro veio tempos depois, "Versos de Princesa Prometida" foi gerado por anos e mistura em suas poesias alegrias, amor pela família, pelos amigos, por meus afilhados, dores e o aflorar de um grande amor que deu certo, um amor de uma princesa que sempre foi prometida ao amor verdadeiro, a uma princesa real que jamais deixou de sonhar que a felicidade existe e que buscou tamanha felicidade arraigada na leveza do simples, da vivência cotidiana, feliz em meio ao turbilhão da vida moderna. Esse livro foi mais uma realização de sonho, não mais iniciante, mas de cantar o amor feliz e de consagrar esse amor em um lançamento na Bienal do Livro do ano de 2015 no Rio de Janeiro.
O meu terceiro filho, meu caçulinha é um livro infantil, o qual conta várias aventuras verídicas da minha cachorrinha Cinderela, apelidada de Cindy. "Cindy entre patas e reinos", foi escrito em um único dia após algumas anotações de recordações que envolvem desde a chegada de Cindy até mim até os dias atuais, tudo envolto em um mundo lúdico de contos de fadas e reinos encantados, contudo todos os fatos foram reais.
Todos os meus livros foram lançados pela Litteris que como uma acolhedora família, avaliou meu primeiro trabalho e abriu-me as portas para a realização destes sonhos de poder ser reconhecida como ESCRITORA!

Litteris Editora: E sobre o seu último livro, como ele se destaca dos demais?
Michelle Carvalho:
Esta pergunta é muito boa! Cada livro como cada filho tem uma particularidade, mas esse ultimo livro tem muitos destaques e diferenciais dos demais. Além de ser um projeto totalmente novo e que não havia tido nenhum tipo de contato anterior, fazer um livro infantil engloba muita responsabilidade e muito medo!
Responsabilidade pois o pequeno leitor guarda seus primeiros livros em uma caixinha de memórias para o resto da vida. Até hoje recordo-me do primeiro autor que conheci, Fernando Carraro, que foi a minha escola e levou seu livro "A Parábola do Planeta Azul". Este livro ficou muito marcado em minha vida, acho que foi no ano de 1989, e eu nem sonhava em ser escritora.
Responsabilidade, pois minhas pequenas e simples estórias fomentam o imaginário da criança, fazendo-a pensar.
Medo de errar, de que os pequenos não gostem, afinal eles são sinceros e não sabem fingir, bem como dizem tudo o que pensam sem recuar quando eu vou as escolas conversar com eles sobre o livro e sobre o prazer de ler e escrever.
Ademais, este livro vem de um parceria incrível com meu grande amigo, parceiro e primo-irmão, Luís Gustavo, o qual foi meu ilustrador neste projeto. Quando o Luís nasceu eu tinha dez anos e morávamos todos na mesma casa, crescendo como irmãos. Lembro-me que ele sempre amou desenhar e sempre me presentava com ilustrações, mas recordo-me perfeitamente do primeiro desenho de verdade que ele me deu, um que ele fez só de assistir ao filme, foi um cachorro dos 101 Dalmatas! O desenho ficou perfeito, principalmente para uma criança de apenas sete anos. Hoje ele é designer graduado e não tinha como não trazer essa parceria para compor essa particular obra literária, a qual fala sobre Cachorros!

Litteris Editora: Algum projeto especial para 2018?
Michelle Carvalho:
Inúmeros! O meu imaginário está borbulhando! Desejo levar meus livros às escolas para abranger todos as idades com poemas e as aventuras de Cindy, com palestras motivacionais e poder ter o contato com as crianças como já venho fazendo desde o mês de dezembro onde iniciei esse projeto.
Tenho em mente escrever novas poesias para terminar de escrever "Versos de Princesa Prometida 2", escrever Cindy entre patas e reinos 2 também, além de ter tempo e conseguir dedicar-me na escrita de um livro religioso e terminar um outro livro que está engavetado em meio a muitas pesquisas há uns cinco anos.

Meus contatos são:

Página no facebook: Michelle Carvalho Escritora
Página no Instagran: michelle_carvalho_escritora
E-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br
Blog: https://michellecarvalhopoesias.blogspot.com.br/

 

Cadastre-se

Central de Atendimento

Horário de atendimento das 9h às 17hs,
de segunda a sexta (exceto feriados)

Central de Atendimento

Horário de atendimento das 9h às 17hs,
de segunda a sexta (exceto feriados)

Danasp